top of page
3.png

O calcário serve para diminuir a acidez do solo, o que é possível através de elementos químicos, como o cálcio e o magnésio, presentes em diferentes proporções em cada um dos tipos dessa substância. Dessa forma, vale dizer que a escolha do tipo do calcário varia também conforme a necessidade de cada solo, sendo necessária uma análise prévia. Abaixo, os beneficios de utilizar o calcário em sua plantação.

  • estimulação do desenvolvimento de microrganismos;

​

  • eliminação de efeitos tóxicos de ativos químicos como o Manganês (Mn), Ferro (Fe) e Alumínio (Al) presentes em solos ácidos;

​

  • aumento da eficácia do adubo;

​

  • maior crescimento radicular das plantas (aumentando absorção de nutrientes e água);

​

  • maior resistência da plantação a veranicos.

1.png

Uma das funções mais conhecidas do potássio nas pastagens forrageiras, gramíneas e leguminosas é sua participação na translocação de açucares e ácidos orgânicos para outros órgãos da planta, conferindo o amadurecimento e a acidez em frutíferas, bem como o enchimento de grãos. 
Existem outras funções essenciais reguladas por este elemento, como: 

  • Fechamento dos estômatos, mecanismo que regula a saída de água da planta, processo crucial aos períodos de estresse hídrico; 

​

  • Manutenção do PH no estroma dos cloroplastos, conferindo a capacidade fotossintética das folhas; 

​

  • Acúmulo de amido (energia armazenada) A enzima amido Sintetase é ativada por íons de potássio, conferindo reserva de energia. Esta pode ser encontrada em diversos importantes órgãos, como sementes, frutos e tubérculos dentre outros.

2.png

O uso de fertilizantes, sejam eles orgânicos ou minerais, auxilia de maneira imprescindível para garantirmos as altas produtividades.

Quando falta nutrientes, a produtividade da cultura fica limitada ao nutriente presente em menor quantidade no solo. Isso vai ter como consequência a redução da produtividade.

Vamos então para algumas dicas que vão lhe ajudar na hora de otimizar o uso do fertilizante na lavoura.

Dica 1: faça uma boa análise de solo e tenha investimentos certeiros.

​

Dica 2: saiba quais produtos estão disponíveis no mercado e tenha em mente todas as opções

​

Dica 3: parcelamento dos nutrientes (em especial para nitrogênio e potássio)

​

Dica 4: saiba identificar a deficiência de nutrientes 

​

Dica 5: compre seus produtos com a Kriska.

bottom of page